Antes de pensar em levar o seu gato para viajar com você é importante que você comece a enxergar o mundo através dos olhos dele.
Os gatos têm o que costumamos chamar de “memória ancestral”, ou seja, ainda tem a mesma cabeça de um gato selvagem. Dessa forma, continuam sendo territorialistas, metódicos, caçadores e também podem ser presas. Quando começamos a entender isso, percebemos que sair de casa pode ser muito ameaçador para o seu gato.
Sem dúvidas, a melhor opção para a maioria dos gatos é ficar no seu território com alguém que possa cuidar dele diariamente.
Mas existem alguns gatos que super se adaptam a viagens. A melhor fase de adaptar o seu gato é entre a segunda e a oitava semana de vida, pois nesse período eles estão em neuroplasticidade, que é como se estivessem moldando sua personalidade, baseada nas experiencias que vivem, tanto as boas, quanto as ruins.
Passo a passo para uma viagem menos estressante para o seu gato e para você: 1) Antes de sair de casa:
a)
b) c)
A caixa de transporte precisa fazer parte da casa do gato.
Fora de casa, ela será o porto seguro dele. Então já precisa fazer parte da decoração da sua casa! Dentro dela precisamos levar o mundo olfativo, afinal os gatos reconhecem a si e aos ambientes pelo olfato. Então não esqueça de colocar uma toalha com o cheiro do seu gatinho e da casa dentro da caixa de transporte. Também é bem legal colocarmos brinquedos dentro da caixa.
Feromônio
O uso de feromônio spray é super indicado para ser usado cerca de 15min antes de colocar o gato dentro da caixa. Vai ajudar com o empoderamento dele.
Relax my Cat
É uma playlist encontrada no Spotify e YouTube com músicas que ajudam a acalmar os gatos.
2) Durante a viagem:
- a) Relax my CatDeixe a playlist durante a viagem.
- b) Cubra a caixa
Evita conflito visual e náusea. - c) Fale baixo
Os gatos escutam bem mais alto do que a gente, então falar alto pode ser um grande estresse.
3) Ao chegar no novo ambiente:
a) Leve o mundo olfativo
Aquela sua roupa de cama que usou nos últimos dias, caminhas e tocas com o cheiro dele, e a areia sanitária limpa, porém, que tenha sido usada por ele
- b) Feromônio
Certifique-se que 24h antes foi colocado o feromônio em difusor na tomada no novo ambiente, para que quando ele chegue, já se sinta em casa - c) Heaven (Paraíso)
Coloque tocas onde seja possível se esconder e só tire ele de dentro se algo muito sério acontecer. Ali será o paraíso dele, o porto seguro, onde ele saberá que não será caçado nesse novo ambiente. - d) Brincadeiras
Brinque com o seu gato e sempre faça reforço positivo com petiscos/alimentos úmidos ao final, para que ele tenha uma boa autoestima e entenda que ali é um lugar seguro.Mas também existem aqueles gatos que já passaram por alguns traumas emocionais relacionado a sair de casa, e que além de todas essas dicas precisamos entrar com suporte medicamentoso para um transporte mais tranquilo. Hoje já temos medicamentos que conseguem relaxar o animal sem deixá-lo sedado. Nesses casos, entre em contato com o Médico Veterinário de sua confiança!
Dra. Bruna Oliveira
15884 CRMV RJ
@catvetbrunaoliveira
Atendimento clínico e comportamental exclusivo para felinos